• página inicial|
  • notícias Búzios|
  • busca|
  • sobre Búzios|
  • cadastrar empresa|
Notícias da Cidade Búzios
siga-nos:
Blog de Búzios
Encontra Búzios no Google+
siga o Encontra Búzios no Twitter
siga o Encontra Búzios no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y

Búzios terá 1ª Olimpíada Down no dia 14 de dezembro

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013


A cidade de Búzios receberá no dia 14 de dezembro, às 9h30, a 1ª Olimpíada Down, que acontecerá no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), na Rasa. O evento, que será realizado pela Prefeitura Municipal de Búzios, por meio de da Secretaria de Esporte e Lazer, e em parceria com a APAE Búzios, tem como principal objetivo a inclusão sócio-esportiva de pessoas portadoras de Síndrome de Down, auxiliando na socialização, melhora do equilíbrio emocional e a prevenção de doenças congênitas que venham a atingir os indivíduos com necessidades especiais.

O evento, que conta, ainda, com o apoio da Federação das APAEs do Estado (FEAPAES – RJ), do Movimento Down e da Empresa Furnas, terá premiação com a entrega de troféus e medalhas para os vencedores e participantes. A festa de encerramento será no mesmo dia, às 19h30, no ginásio do INEFI. Participarão do evento a APAE Búzios, as APAEs da Região dos Lagos e a APAE Rio e cada uma das entidades levará 25 atletas que participarão das modalidades de dança, natação, chute a gol e arremesso de peso.

A síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par 21. Esta modificação afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumas características físicas e cognitivas. A síndrome, porém, não é uma doença, pois não pode ser modificada por meio de intervenção cirúrgica ou qualquer tipo de tratamento.

Estudos mostram que pessoas com deficiência, de maneira especial os portadores desta síndrome, têm tendência natural a uma compulsão alimentar que pode levá-los a se tornarem pessoas sedentárias, desenvolvendo problemas como obesidade, diabetes, colesterol e triglicérides altos, hipertensão e doenças cardíacas. Em função disso, especialistas afirmam que é essencial que exista, desde a infância, um incentivo para que os portadores da síndrome pratiquem regularmente uma atividade física.

As mais indicadas são a caminhada, a corrida, a natação, andar de bicicleta e a dança. Porém, outras atividades podem ser feitas, se a pessoa considerar como algo saudável, para o bem estar físico e principalmente cognitivo. Além de evitar o sedentarismo, a prática de exercícios ajuda a melhorar a auto-estima, o equilíbrio emocional e o desenvolvimento das funções psíquicas nos portadores da Síndrome de Down.



Mais notícias sobre Búzios:

  • Rio das Ostras e Búzios vão receber Clínicas da Família
  • Búzios comemora 18 anos com shows e desfile cívico, a partir de sexta-feira
  • Praça Santos Dumont, em Búzios, apresenta show musical com Mulheres de Chico neste sábado
  • Prefeitura de Búzios abre inscrições para o Cadastro Único do Governo Federal
  • Búzios vai sediar a Festa Nordestina neste final de semana

Esta notícia foi publicada em sexta-feira, 13 de dezembro de 2013 a 11:33 na categoria Notícias Búzios.

Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    0
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Conheça o novo site de Classificados de Búzios
    • Com mais um pólo, o Centro de Idiomas de Búzios está com matrículas abertas
    • Desenvolvimento Social de Búzios inscreve para oficinas gratuitas de futebol, capoeira e circo
    • Blocos de rua de Búzios se organizam para o Carnaval 2014
    • Búzios sedia I Seminário de Grandes Mudanças na Valorização para Igualdade de Gênero
    • Pratique Búzios Beach agita a cidade
    • Estudantes universitários de Búzios podem se inscrever para ajuda de custo de universitário
    • Prefeitura de Búzios abre inscrições para o Cadastro Único do Governo Federal
    • Búzios terá 1ª Olimpíada Down no dia 14 de dezembro
    • Praça Santos Dumont, em Búzios, apresenta show musical com Mulheres de Chico neste sábado
  • Categorias

    • Notícias Búzios (21)
    • Serviços Búzios (1)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da Cidade Búzios
Termos do Serviço | Política de Privacidade