Praia Ponta da Lagoinha em Búzios

Praia Ponta da Lagoinha em BúziosA Praia Ponta da Lagoinha em Búzios, está localizada ao lado da Praia da Ferradura, da qual é separada pela Pedra da Laguna, é possível chegar à Ponta da Lagoinha à pé.

Além das piscinas naturais e dos costões rochosos, a região atrai muitos estudiosos e curiosos por ser um grande sítio geológico do Brasil.

 


A formação geológica do local data de mais de 600 milhões de anos atras e, curiosamente, guarda características semelhantes as do Himalaia. Sua importância geológica acabou fazendo com que, desde 2001, a região começasse a ser sinalizada com placas do Projeto Caminhos Geológicos, coordenado pelo DRM-RJ (Departamento de Recusrsos Minerais do Estado do Rio de Janeiro).

Tamanha a importância do Sítio Geológico da Ponta da Lagoinha, faz com que ele seja frequente alvo de estudo, sendo visitado por estudantes das principais faculdades de geologia do Brasil, como USP e Unicamp, além de ter sido sede de grandes eventos brasileiros de geologia.

No ano de 2003, a área dos costões rochosos, conhecida como Orogenia de Búzios, foi tombado pelo governo do estado, tendo em vista que sua preservação é de extrema importância para toda sociedade, tanto por seu potencial turístico, quanto pelo valor ciêntífico.

Como se não bastasse tamanha beleza natural presente nas rochas e nas piscinas naturais, a Ponta da Lagoinha se torna um local ainda mais encantador àqueles que tem o privilégio de observar e estudar a vegetação nativa da região e, principalmente a rica fauna marinha.




  Sobre o EncontraBúzios
Fale com EncontraBúzios
Anuncie no EncontraBúzios
Cadastre sua Empresa no EncontraBúzios (grátis)


Termos EncontraBúzios | Privacidade EncontraBúzios

Bandeira da Cidade de Búzios